terça-feira, 8 de julho de 2008

Dom Clemente agora já tem para onde ir

Lembram de dom Clemente Isnard, que como Catilina abusou da nossa paciência naquela entrevista em que fez de tudo, menos expor doutrina católica? Pois bem, agora ele já tem para onde ir, pois os anglicanos, que já ordenavam ao sacerdócio tudo o que encontrassem pela frente, resolveram passar a ordenar mulheres ao episcopado.


Sonia Hernandes vai perder a exclusividade de ser a única "bispa" do planeta... (a foto é cortesia da polícia americana)

Bom, o Vaticano lamentou a decisão, e aqui você lê a versão da Reuters para o caso (republicada pelo site da Gazeta do Povo).

A certa altura, a Reuters diz

A Igreja Católica veta as mulheres no clero sobre a argumentação de que Jesus só escolheu homens como apóstolos.
Isso é correto: a Igreja realmente veta mulheres no clero. Mas o fato de os Apóstolos serem homens é um dos argumentos -- outro argumento, que eu considero bem forte, se relaciona ao fato de o próprio Cristo ser "homem do sexo masculino", como dizem os Cassetas, e de o sacerdote agir in persona Christi.

Mas, na carta Ordinatio Sacerdotalis, o Papa João Paulo II usa apenas o argumento dos apóstolos, aprofundando bastante no assunto e explicando por que não se pode ordenar mulheres. Ele ainda afirma que isso deve ser considerado como definitivo por todos os fiéis da Igreja -- viu, dom Clemente?

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas faz pouco tempo atrás eu li alguma coisa sobre alguns ramos da igreja anglicana estarem insatisfeitos com esse tipo de progressismo. Será que isso vai ser aceito com toda a naturalidade? Márcio, seria bom que você comentasse sobre os argumentos utilizados pelos anglicanos para mais este sacrilégio. Se bem que eu não vi nenhuma justificativa da parte deles nas reportagens que li.

Anônimo disse...

Infelizmente a Sonia Hernandez não é a única "bispa" do universo há muito tempo. Na igrejola aqui perto de casa também tem uma bispa, que por coincidencia é a esposa do "bispo". Assim como todas as esposas dos pastores são chamadas de pastoras também! :P

Captare disse...

É por essas e outras que 400.000 anglicanos pediram reigresso no catolicismo há algum tempo atrás.

Espero que medidas sacrílegas como essas ao menos sirvam para que mais Anglicanos abram os olhos e voltem ao seio da verdadeira Igreja de Cristo.