sexta-feira, 4 de julho de 2008

Parece que não aprenderam a lição deixada por Renato Gaúcho

O técnico do Fluminense cantou vitória antes da hora e se deu mal. Meu amigo Jorge Ferraz avisa, em seu blog (muito bom, por sinal), que o Jornal do Commercio, no Recife, dedicou um caderno especial de oito páginas ao arcebispo, dom José Cardoso Sobrinho. Para atacá-lo, obviamente:



Agora, os fatos: dom José completou 75 anos no dia 30 e, como manda o Direito Canônico, apresentou sua renúncia ao Papa. Mas Bento XVI pode não aceitá-la imediatamente, e nesse caso dom José continua à frente da arquidiocese até quando o Papa quiser. E existem alguns precedentes para bispos notadamente fiéis à doutrina católica. Dom Eugênio Sales continuou como arcebispo do Rio de Janeiro até os 80 anos. Dom Pedro Fedalto ficou à frente da Arquidiocese de Curitiba até quase os 78 anos de idade. E Joseph Ratzinger pediu, mas João Paulo II não aceitou a renúncia do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. O cardeal só deixou o posto às vésperas de fazer 78 anos, e apenas porque o Papa morreu - e, como sabemos, Ratzinger nem assim conseguiu descanso...

Isso me lembra uma reportagem de capa da Veja em 1994, assinada pelo Mario Sabino, que dava a morte de João Paulo II como iminente. O Santo Padre ainda permaneceu conosco por 11 anos. Algo me diz que o Jornal do Commercio corre o mesmo risco.

4 comentários:

Captare disse...

Deus queira que ele ainda continue...

Desconhecido disse...

Dom José Freire Falcão também ficou por mais tempo à frente da Arquidiocese de Brasília, pois teve a renúncia primeiramente recusada por João Paulo II. Foi arcebispo até os 78 anos.

Daniela Brasileira Insone disse...

Oi Marcio

Te "achei" googlando os comentários do blog do Reinaldo Azevedo. Deu um pouco de trabalho descobrir quem foi o jornalista da Gazeta do Povo que enviou o editorial de hoje do jornal para ele.

Mas eu não poderia deixar de vir aqui agradecer a você pela sensação de esperança que senti renascer com seu comentário. Sinto isso toda vez que descubro alguém da imprensa que lê o Reinaldo. Seu "caso" é ainda mais alentador para mim porque também sou de Curitiba: folgo em saber existir inteligência no nosso jornalismo!

Um dia precisávamos fazer uma reunião dos leitores do RA em Curitiba. Dava uma boa e interessante turma, não?

Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcio, bom saber que você é de Curitiba, tenho bons amigos aí. Gostaria de conhecer mais a respeito de dom José Cardoso, e também de uma análise sobre esse caderno de oito páginas do jornal pernambucano. Só de saber que "Frei" Betto é contra ele, já estou a favor! Aliás, "Frei" Betto ainda é frei?...

Um grande abraço, sou leitor assíduo do seu blog, que é fundamental, um dos melhores blogs católicos que conheço.