segunda-feira, 7 de julho de 2008

E dá-lhe Águia!

Ops, desculpem o meu momento "torcedor do São José Esporte Clube".

O Jornal de Santa Catarina circula com uma edição única de fim de semana, e tem um caderno chamado Viver! que por sua vez traz uma página esotérica chamada Alma Zen. No jornal deste fim de semana que passou, há um textinho sobre o Garuda, um deus dos pássaros indiano, meio gente, meio águia. Entre as curiosidades sobre o Garuda, lemos o seguinte:
Garuda é também a palavra alada, o triplo Veda, um símbolo do verbo, ou seja, o mesmo que a águia representa na iconograifia cristã.
Obviamente eu não entendo nada de hinduísmo. "Triplo Veda", pra mim, seria um produto pra se comprar em supermercado ou casa de ferragens para consertar ou prevenir vazamentos. Mas o que interessa aqui é a "iconografia cristã".

Até onde eu sei, o que a águia realmente simboliza é o evangelista São João. Aqui dois exemplos que eu conheço "pessoalmente:

Basílica de São Clemente, Roma, o mosaico absidal mais espetacular que eu conheço:


E catedral de Siena, outra igreja inesquecível por causa de seu estilo único:

É verdade que São João foi o evangelista que escreveu sobre o Verbo (com maiúscula, ao contrário do que saiu no jornal), mas eu não achei nada que relacionasse diretamente a águia ao Verbo -- as referências sempre ligam a águia ao evangelista.

Por fim, segue, para quem se intereressa pelo assunto, uma fonte interessante (em inglês) sobre a iconografia relativa aos evangelistas.

PS1: a águia é o mascote do São José Esporte Clube, conhecido como a "Águia do Vale"

PS2: já estou com o texto da Veja sobre o guarda-roupa papal. Comento mais tarde.

Um comentário:

Captare disse...

Hehehehe! Gostei do "Triplo Veda"!

Mas, sério agora, é terrível a confusão sicretista que graça nossos dias. E os principais responsáveis por isso são a maioria dos católicos incapazes de se aterem a detalhes como estes e de denunciar tais erros.

Por isso, meus parabéns!