sábado, 9 de fevereiro de 2008

O inferno no Terra - os espanhóis, e não os italianos, inventaram a contradição

Lembram que, no caso do inferno, o Terra citava o El País, que por sua vez jogava a batata quente pro La Repubblica? O Wagner Moura me manda o link da notícia do jornal italiano:

Papa Ratzinger: "L'inferno esiste
In Quaresima digiuno dai media"


Ninguém precisa saber italiano (embora eu saiba) para deduzir que na notícia original não existe uma vírgula sequer sobre "contradições" entre as palavras de Bento XVI e João Paulo II. Conclusão: isso foi invenção dos espanhóis!

Ainda assim, isso não tira a culpa do Terra, só atenua. Mas eu me pergunto onde foi parar o desconfiômetro dos jornalistas. Vejamos bem: vem uma notícia do exterior dizendo que Bento XVI desmentiu João Paulo II em um assunto doutrinário. Sim, aquele Ratzinger que era a autoridade máxima, nomeada pelo próprio João Paulo II, justamente para assuntos de doutrina. Não é no mínimo esquisito? Não mereceria uma checagem? Mas, na pressa (inclusive a pressa de furar a concorrência), os sites acabam publicando daquele jeito mesmo. E dá nisso. Estou passando o sábado em casa e não vi se algum dos grandes jornais brasileiros embarcou nessa. Amanhã talvez eu verifique.

Quanto ao El País, é triste ver como alguns dos maiores erros na cobertura papal vêm da Espanha. A EFE já pisou na bola várias vezes em relação a isso. E eu realmente tenho a impressão de que é de propósito. Ou o elenco deles é incrivelmente incompetente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pode ter certeza que foi de proposito: incompetência tem limites e o limente é a cara de pau. Já a má fé é sempre ilimitada.

Anônimo disse...

Bem,
sabemos que a crise de fé na Espanha é profunda. A Espanha já não é católica há muuuuito...Mas aonde está as contradições de JPII e Bento? Qual jornal suscitou a questão?! Não achei...
Blog interessante e com objetivo dos mais altos: demosntrar as mentiras sobre o catolicismo!
PArabéns!

Anônimo disse...

Sugiro que se comente sobre a matéria 'O bispo intrometido' da Isto é. Sei que o assunto já está muito batido, mas acho que a reportagem está extremamente parcial (como sempre) e o jornalista chega a insinuar que a lei dos homens está acima da lei de Deus! :o