quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Olha que eles quase acertaram dessa vez

A novidade da semana é um incidente bizarro envolvendo uma escola católica nos Estados Unidos: um jogo de basquete entre a St. Mary's e uma outra escola foi cancelado porque a escola anfitriã se recusou a aceitar uma mulher na arbitragem. O argumento: isso colocaria uma mulher em posição de autoridade sobre meninos... claro, tinha que ser coisa da Sociedade de São Pio X, o grupo cismático fundado por Marcel Lefebvre, arcebispo excomungado pelo Papa em 1988.

A notícia toda está aqui:

Female Referee Removed From Officiating Boys' Basketball Game by Religious School

A parte que interessa ao blog, na verdade, é essa:

St. Mary's Academy, about 25 miles northwest of Topeka, is owned and operated by the Society of St. Pius X, which follows older Roman Catholic laws. The society's world leader, the late Archbishop Marcel Lefebvre, was excommunicated by Pope John Paul II in the late 1980s.
Quando se fala de grupos tradicionalistas (especialmente os tradicionalistas fora da comunhão com Roma, os "rad-trads"), a chance de escorregar é grande. No caso, a Associated Press acertou ao falar da excomunhão do arcebispo, mas esse negócio de "seguir antigas leis católicas" soa muito esquisito. Que leis? Outro erro comum nos jornais é classificar rad-trads simplesmente como gente apegada à missa tridentina (atenção, colegas! É missa tridentina, e não "missa em latim" - com o missal novo também se pode celebrar em latim, aliás a língua padrão do missal de 1969 é justamente o latim!), quando na verdade o problema deles é muito maior: é considerar a missa nova inválida, e defender que a Igreja ensinou erros no Concílio Vaticano II.

Agora, para o pessoal da St. Mary's, eu recomendo a leitura atenta da encíclica Mulieris Dignitatem, de João Paulo II. Quer dizer, isso se eles não torcerem o nariz logo de cara por ser um documento pós-1962...

Nenhum comentário: