quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Só falta trazerem de volta aquela babaquice da renúncia

Texto de anteontem da Folha Online sobre a visita do cardeal Bertone a Cuba:

Raúl Castro recebe secretário de Estado do Vaticano em Havana

Um erro recorrente e uma curiosidade:
É a terceira visita de Bertone a Cuba - o religioso esteve na ilha em 2001, quando era secretário da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé (Santo Ofício), e em 2005, como cardeal arcebispo de Gênova.
De novo essa mania de chamar a Congregação para a Doutrina da Fé de "Santo Ofício". Tratei do assunto aqui.

E a nova:
Bertone celebrou missas na Praça da Catedral de Havana, onde pediu um maior espaço para que a igreja cubana possa ampliar sua missão, e na cidade de Santa Clara (centro), onde inaugurou o primeiro monumento público a João Paulo 2º na ilha.
O religioso lembrou das mensagens do ex-papa e disse que "a família, a escola e a Igreja devem formar uma comunidade educativa onde os filhos de Cuba possam crescer em humanidade".
Bom, só é "ex-alguma coisa" quem ainda está vivo e deixou de ser algo. FHC é ex-presidente, mas Mario Covas não é mais "ex-governador". João Paulo II não é e nunca foi "ex-papa", inclusive porque ele foi Papa até morrer.

Só faltavam ressuscitar aquela interpretação idiota do "testamento espiritual" do Papa segundo a qual ele teria pensado em renunciar. Lembram disso? Assim que o Papa morreu, foi divulgado um longo texto contendo suas reflexões. Um trecho dizia:
Foi-me dado viver o difícil século que está se tornando parte do passado, e agora, no ano em que minha vida chega aos oitenta anos (“octogésima advienens”), é preciso que eu me pergunte se não é hora de seguir o exemplo de Simeão, na Bíblia, "Nunc dimittis"
Pois bem, a mídia toda resolveu publicar que o Papa tinha pensado em renunciar depois do Jubileu. Isso é coisa de quem não conhece o Evangelho - em São Lucas narra-se o que Simeão disse ao ver o Menino Jesus: disse que podia morrer em paz, pois seus olhos tinham visto o Messias. Teve gente que até se saiu com análises de latim para forçar a barra na versão da renúncia.

Faça-se justiça: a Gazeta do Povo deve ter sido o único jornal brasileiro que não embarcou nessa onde. Justamente porque na cobertura da morte do Papa tinha gente que conhecia a passagem de São Lucas. Viram como realmente faz falta ter na redação quem conheça o catolicismo?

Um comentário:

Ecclesiae Dei disse...

Excelente trabalho! Cada vez que passo por aqui vejo como fez falta um blog como o seu para divulgar a verdade. Eles realmente "não sabem o que dizem".

Se não e importar, estou colocando um link no meu blog para o seu, ok?

Abraços em Cristo!