segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Jesus histórico fazendo estrago

Folheando a edição de sábado (16/2) do Jornal da Tarde, descobri a seguinte notinha com foto:
Dinamarca
Madrugada de violência

Copenhague e outras cidades foram alvo, na madrugada de ontem, de vários ataques incendiários que a polícia atribuiu a jovens que protestavam violentamente contra a publicação de charges de Maomé (profeta dos muçulmanos equivalente a Jesus, para os cristãos) (...)
Mas o que é isso? Maomé equivalente a Jesus? Nessa o redator internacional do JT pisou na bola feio. Tudo bem que, ultimamente, algumas correntes tresloucadas adeptas dessa palhaçada de "Jesus histórico" têm tentado a todo custo negar a divindade de Jesus, mas pergunte a qualquer cristão bem formado e a qualquer muçulmano bem formado se Jesus e Maomé são "equivalentes". Não são. Para os cristãos, Jesus é o próprio Deus feito homem, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Para os muçulmanos, Maomé é o maior de todos os profetas, mas não é Deus encarnado. Simples assim.

Se estamos precisando dar esse tipo de explicação básica no blog, é porque a situação está feia mesmo.

3 comentários:

Rodrigo disse...

Feia???
A sitaução está periclitante!

Jônatas Dias Lima disse...

Ele podia até continuar: "equivalente a Jesus para os cristãos, buda para os budistas, o Papa para os papistas, Zico para o flamenguistas... "

Tirando as diferenças, são iguais.

Wagner disse...

De fato! Preocupante. Uma coisa eu achei legal na história sobre a charge: todos os jornais republicaram a caricatura, em solidariedade ao chargista.

Depois, como é sem noção a reação dos extremistas... Protestar com violência contra a crítica à violência.

Enfim. Em nenhuma hipótese os personagens das distintas religiões são semelhantes.