sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Graça alcançada, ou seu dinheiro de volta?

Meu amigo Wagner Marchiori acaba de me passar uma coisa tão nonsense que eu não sei se rio ou se choro. Saiu na Folha Online:


Aprenda simpatia para pedir uma graça a Nossa Senhora de Fátima


A coisa começa torta desde o início. Vejamos a descrição do segredo revelado por Nossa Senhora aos pastores:

Além de ter pedido que houvesse paz entre os homens e que se rezasse mais o terço, a santa revelou três segredos às crianças. O primeiro se referia ao fim da Primeira Guerra Mundial. O segundo dizia que a Rússia se converteria e teria paz. O último, só revelado em 2000 descrevia o papa, bispos e religiosos seguindo uma trilha de soldados baleados, e foi interpretado pela Igreja como a descrição do atentado que João Paulo II sofrera em 1981.


Quase tudo errado. A primeira parte do segredo era a visão do inferno (parece um tema recorrente nesse blog, mas o que eu posso fazer?):

Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados em êsse fogo os demónios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronziadas com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que d'elas mesmas saiam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faulhas em os grandes incêndios sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dôr e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demónios destinguiam-se por formas horríveis e ascrosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros. Esta vista foi um momento, e graças à nossa bôa Mãe do Céu; que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição) se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor.


A segunda parte do segredo era o fim da Primeira Guerra Mundial, o início da Segunda Guerra Mundial e o pedido de consagração da Rússia:

Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores, para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite, alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas, por fim o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz.


Só na terceira parte do segredo é que o redator deu bola dentro. E agora entramos no terreno da picaretagem:

Para alcançar uma graça
Reze um terço inteiro no dia da santa e faça seu pedido. Ao tocar as contas grandes, reze um pai-nosso. Para cada conta pequena, reze uma ave-maria.


Não sei se a Carolina Chagas sabe, mas é assim mesmo que se reza um terço. Contas grandes (ou as mais separadas das outras) são pai-nossos, contas pequenas são ave-marias...

Repita a oração por cinco meses, sempre no dia 13. Se o desejo se mostrar justo e for para seu bem, a santa ouvirá.


Bom, um aviso aos católicos incautos: Nossa Senhora ouve os pedidos e os "retransmite" a Deus mesmo se você não rezar cinco terços em cinco dias 13 seguidos.

O pior é que a propaganda da matéria é enganosa! Veja que lá diz "para alcançar uma graça" Opa, então é garantido? Vamos ler! Mas depois o leitor, descobre, decepcionado, que para a graça ser alcançada, o desejo tem que ser justo e ser para o bem do devoto... quer dizer, não adianta pedir poder ilimitado e um harém com as mulheres mais lindas. E, avisando que nem sempre se consegue a graça, a Publifolha se livra da obrigação de devolver a grana de leitores insatisfeitos que não tiverem seus pedidos atendidos.

O que a Carolina Chagas também não sabe, ou até sabe mas não conta para não tirar ibope do livro, é que nem sempre Deus atende os pedidos mesmo que sejam justos e para o nosso bem. Ele pode nos dizer "não" por razões que só conheceremos do lado de lá. Mas aí a coisa já parece profunda demais para o tal Livro das Graças...



Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós e dai uma iluminada na cabeça de certos escritores!

2 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Muito bom texto... gostei do blog!
Voltarei mais vezes!
Paz e bem!

Wagner disse...

"poder ilimitado e um harém com as mulheres mais lindas"... Pera aí, Marcio. O livro analisado é para o público católico ou muçulmano? :)