segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Comequié?

Vejam na descrição aí do lado. Eu dizia que os veículos de comunicação católicos têm a obrigação de noticiar corretamente as coisas da Igreja. Quer dizer, na verdade, todos os veículos de comunicação têm essa obrigação, mas os católicos têm a vantagem de conhecer muito bem o assunto sobre o qual falam.

Quer dizer, era o que eu achava até ler o seguinte na Agência Ecclesia, de Portugal, e no site da Rádio Vaticana:

Aberta exposição inédita sobre a Inquisição

Aberta em Roma exposição inédita sobre Inquisição

(São Domingos presidindo um auto-de-fé, de Pedro Berruguete)

Os dois textos são parecidíssimos. E os dois trazem uma coisa que me chamou muito a atenção na listagem dos objetos expostos:
missal de um santo do século XVII que acreditava ser a reencarnação de Cristo
Fiquei curiosíssimo para saber quem é o indivíduo que alcançou os altares apesar de não apenas crer em reencarnação (preciso explicar que a Igreja condena a reencarnação?), mas também acreditar que ele próprio era a reencarnação de ninguém menos que o próprio Cristo!

E que história é essa de "temido tribunal eclesiástico"? Será que eu preciso recomendar até ao povo da Rádio Vaticana que leia A Inquisição em Seu Mundo, do João Bernardino Gonzaga, para que eles descubram que o direito penal secular da época da Inquisição era muito mais cruel que o direito penal canônico?

2 comentários:

Alexandre Magno disse...

O livro "A Inquisição em Seu Mundo", de João Bernardino Gonzaga, é uma obra em domínio público? Se for, tem como obtê-lo emm formato eletrônico e gratuito? Alguém poderia indicar mais livros sobre o assunto?

Jônatas Dias Lima disse...

Hei Márcio, sei que não tem muito a ver com o foco principal do seu blog, mas as imagens que publica por aqui deixam com água na boca quem gosta de arte. Que tal recomendar uns bons sites pra encontrá-las na internet ?