sábado, 13 de setembro de 2008

Não é para deixar de ser doador de órgãos, gente!

Como vocês sabem, o Tubo de Ensaio entrou no ar semana passada e tem exigido um bom tempo. Isso me impediu de ver essa barbaridade cometida pela Ansa e passada adiante pelo Estadão:

Papa Bento XVI era doador de órgãos quando cardeal

O problema está na "linha fina":

Posição contraria declaração que 'morte cerebral' não pode mais ser parâmetro para definir o fim de uma vida
Na boa: o sujeito que escreveu isso tinha que estar muito, mas muito chapado. Ou ser muito, mas muito burro.

Primeiro, porque não houve declaração nenhuma, houve foi um artigo no jornal do Vaticano.

Segundo, porque o artigo não dizia que a "morte cerebral" não podia ser parâmetro. O que o artigo pede é que sejam reabertas as discussões para se saber quando exatamente ocorre a morte encefálica (não existe "morte cerebral" como terminologia médica).

Terceiro, porque ser doador de órgãos não é incompatível com coisa nenhuma. Nem com a doutrina católica, nem com o artigo da Lucetta Scaraffia. Se a pessoa está efetivamente morta, a doação de órgãos é altamente louvável. O problema que foi trazido à tona pelo L'Osservatore é o seguinte: por causa de uma aplicação equivocada do critério de morte cerebral, tem gente morrendo sem estar morta, digamos assim. Mais detalhes no Tubo de Ensaio.

Sério, difícil de acreditar que tenham cometido tamanha asneira. A Ansa está definitivamente caindo no meu conceito. E pensar que cheguei a mandar currículo pra eles quando morava em São Paulo...

3 comentários:

Alexandre Magno disse...

Márcio,

Eu gostaria de acompanhar o Tubo de Ensaio através de RSS feeds. Mas parece-me que somente há um feed que engloba toda a Gazeta do Povo. Você pode ver com eles se não há um feed que distribua somente os artigos do Tudo de Ensaio?

Alexandre Magno

Anônimo disse...

Márcio, somos Católicos e perdi meu marido para a fila de espera de doação de órgãos. Ele não conseguiu.
Com esse debate de fetos anencéfalos, o Sr. Wagner Moura disse que a Igreja Católica está revendo sua posição de doação de órgãos ( mesma matéria que o Sr esclarece aqui )
Luto pelo aumento de doadores. Faço campanha de doação de órgãos.
Espero que esse debate não cause um retrocesso, nas doações, entre nós Católicos.

Anônimo disse...

Será possível que você espera que todos sejam especialistas em mitologia cristã e dediquem suas vidas a acompanhar todos os detalhes, tudo que é dito, declarado, etc?
Ou você espera que todos os meios de comunicação contratem especialistas em mitologia cristã, muçulmana, hindu, astrologia, alquimia, tarô, quiromancia, etc, etc?
Nunca lhe ocorreu que coisas que para você são de suma importância para outros são totalmente irrelevantes?