quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mais uma da série "o Vaticano mudou isso, o Vaticano mudou aquilo..."

Bom, parece que já está havendo nova comoção global sobre um artigo que saiu no L'Osservatore de hoje sobre os critérios para se determinar a morte. Dei uma passeada pelos principais sites de notícia brasileiros e recolhi as seguintes manchetes:

Folha Online: Jornal do Vaticano diz que vida não acaba com morte cerebral

G1, igualzinho, pois a fonte também é a BBC: Jornal do Vaticano diz que vida não acaba com morte cerebral

No Terra, o texto é o mesmo, mas como eles sempre fazem questão de piorar as coisas, usaram um título horroroso: Vaticano diz que vida não acaba com morte cerebral

Curiosamente, no iG não tem nada.

Agora vejamos o que disse o chefe da Sala de Imprensa da Santa Sé:

(...) o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, disse que o texto publicado pelo jornal vaticano "é um interessante artigo assinado pela renomada senhora Lucetta Scaraffia, mas não pode ser considerado como uma posição do magistério da Igreja".

Pe. Lombardi recorda que se trata de "uma contribuição para a discussão e o aprofundamento", mas somente uma contribuição, ou seja,
não é uma posição da Doutrina Católica ou de qualquer organismo vaticano.

O diretor da Sala de Imprensa explica ainda que se trata de
um artigo, e não de um editorial do "L'Osservatore Romano", pois os editoriais podem ser atribuídos somente ao diretor do jornal, neste caso, a Gian Maria Vian.
Os negritos são meus. Comparem o que o padre Lombardi disse com o título do Terra. Agora é só esperar para ver quais dos jornalões brasileiros vão cair nessa.

Nenhum comentário: